Super Culinária

Aprenda como degustar um vinho corretamente

Compartilhe:

Aprenda como degustar um vinho corretamente

Na hora de abrir o vinho, o aroma da rolha já diz muito sobre suas características. Vamos perceber se há alguma nota de chocolate ou tostado discreto, ou ainda alguma nota balsâmica.

Na hora de servir, tente sempre completar 1/3 da taça, para que haja espaço para a liberação de ar. A cor é um aspecto importante: vinhos mais jovens têm tons mais violeta ou rubi; os mais maduros começa com tom “bordô” e chegam a um leve marrom.

No aroma, é possível perceber fruta, álcool, especiarias, condimentos, enfim, tudo o que aquele vinho tiver de melhor. No Sauvignon Blanc, os aromas de maracujá, damasco e outras frutas cítricas será intenso; no Chardonnay, podem aparecer toques de frutas e mel.

Nos vinhos tintos, como Pinot Noir, o aroma predominante é de frutas vermelhas como morango e framboesa; vinhos densos como Cabernet Sauvignon podem demonstrar desde amora, cassis até tabaco, cacau e outras notas complexas que aparecem com o envelhecimento. Você pode girar a taça para que os aromas se desprendam ainda mais.

Paladar: é importante que a boca inteira receba vinho. Só assim pode-se analisar o equilíbrio dos gostos doce, salgado, ácido e amargo. A sensação quente do álcool ou picante são “táteis”. E depois é sentir por quanto tempo essas sensações permanecem. Um grande vinho possui intenso retrogosto. Mas, claro, o que mais importa é você gostar do vinho degustado.

Curtiu a dica? Então você também pode se interessar por: Voltar

Comente

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar esta maravilhosa dica!