Imprimir

Carré de cordeiro sobre purê de batata doce com molho de caqui

Tempo de Preparo:
00:00 minuto(s)
Dificuldade:
Médio
Rendimento:
4

Ingredientes

Para o cordeiro:

800g de carré de cordeiro
200ml de vinho tinto seco
300ml de caldo escuro (à base de carne)
30g de manteiga
2 ramos de alecrim
4 folhas de louro fresco
4 dentes de alho

Para o purê:

300g de batatas doce (2 aprox.)
120ml de leite
50g de queijo da colônia
noz moscada

Para o molho:

250g de tomates (concassé)
100g de caqui (concassé)
50g de cebola
azeite

Para todos:

sal q/b
pimenta q/b

Modo de Preparo

Ferva água suficiente para cobrir a quantidade indicada de batata doce e então adicione uma pitada de sal, as batatas doce previamente descascadas e cortadas em rodelas de cerca de 4cm de espessura. Cozinhe por 15 minutos.
Em outra panela, ferva água, adicione os tomates e o caqui para fazer o concassé, cerca de 1 minuto para o tomate e 3 para o caqui são suficientes para soltar a casca, adicione-os imediatamente em água fria* e em seguida remova a casca e as sementes de ambos e pique-os.

O cordeiro:

Tempere o carré com sal, leve-o a uma frigideira quente e sele todos os lados, em seguida, adicione o vinho e faça um déglace, na sequência adicione o caldo escuro, as folhas de louro, os ramos de alecrim, os dentes de alho écrase(esmagados), sal e pimenta à gosto, espere reduzir à metade em fogo médio, em seguida adicione a manteiga e misture bem ao molho, espere reduzir à metade novamente.

O purê:

Amasse a batata doce cozida, incorporando o leite até atingir a consistência desejada, rale 1/3 de um grão de noz moscada, acrescente o queijo esmigalhado (ou picado) e misture bem.

O molho:

Pique e refogue a cebola, acrescente o tomate e o caqui, corrija sal e pimenta (não deve ficar muito salgado, o gosto do caqui deverá prevalecer) e bata tudo no liquidificador com um pouco de azeite.

Harmonização

  1. Cabernet Sauvignon, Tannat